quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ENCCEJA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ATÉ DIA 18 DE AGOSTO.

O ENCCEJA SUBSTITUI O ENEM PARA JOVENS E ADULTOS QUE BUSCAM O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO.


Os estudantes Jovens e Adultos que buscam o certificado de Conclusão do Ensino Médio, agora não precisam mais fazer o ENEM. Esta atribuição apartir deste ano, volta a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Essa mudança marca um novo modo de avaliar os estudantes, partindo de provas mais adequadas para esse público. Também continua sendo oferecida a certificação relativa ao ensino fundamental para aqueles que têm a partir de 15 anos de idade.
O participante poderá solicitar a certificação ou o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em edições anteriores do Encceja ou do Enem. A emissão dos documentos certificadores no estado (Certificado e Declaração de Proficiência) é de responsabilidade da Secretaria de Educação do RN.
As inscrições para o exame foram abertas no dia 7 de agosto e serão encerradas na próxima sexta feira, dia 18. Os interessados deverão acessar o site do Encceja, no período da inscrição, preencher todos os dados e aguardar o dia da realização das provas, 8 de outubro. Os detalhes da inscrição podem ser conferidos no Edital do Encceja cliicando aqui e a retificação do texto publicada no último dia 3 de agosto aqui.
As cidades de Assú, Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros serão polos de realização de provas, sendo que os candidatos não podem trocar de cidade após assinalar qual deseja realizar o exame.
O Encceja Nacional está em sintonia com as metas, em especial a meta 5, do Plano Estadual de Educação do RN. As áreas do conhecimento que serão avaliadas estão respaldadas no currículo da Base Nacional Comum Curricular, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para quem desejar alcançar a certificação do Ensino Fundamental, o interessado deve ter competências nas áreas de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, matemática, ciências naturais, geografia e história. Já os que buscam o diploma de Ensino Médio, terão que ter habilidades nas mesmas áreas de conhecimento do ENEM.
O site do Encceja disponibiliza vasto conteúdo de estudo para as provas. Os arquivos disponíveis são compostos por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Tenha acesso ao material clicando aqui.